• área do cliente
  • Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

    Clique aqui

    Cremação: perguntas mais frequentes

    Cremação Perguntas mais frequentes sobre o assunto: aqui você encontra as respostas para algumas das perguntas mais freqüentes sobre a cremação.

    {Oferta-Teste-Gratis}

    Cremação: perguntas mais frequentes

    É importante destacar que as leis e os procedimentos variam de um país para o outro. Além disso, aqui no Brasil, as regras não são iguais em todos os estados. 

    O que é cremação?

    Cremação é a técnica de queimar um cadáver, reduzindo-o a cinzas. O processo consiste em submeter o corpo a uma temperatura de aproximadamente 1000°C em um local apropriado, desenvolvido especificamente para esse fim. 

    Ao final desse processo,  restam apenas fragmentos ósseos, que são triturados para que fiquem perfeitamente uniformes como cinzas.  Logo, resumidamente, a cremação é o processo de incineração do corpo após o falecimento, até que se torne cinzas. Com a modernização, os gazes que são emitidos para o ambiente são minimizados, e não existe a liberação de fumaça ou odor no local.  


    É necessário que haja um especificamente para a cremação? 

    Não! Basta o uso de um modelo convencional. Mas é necessário forrá-lo com um material que é chamado de “fundo impermeável” e que tem a aparência similar a um papelão, impedindo o vazamento dos fluidos corporais (líquidos emanados pelo corpo). É válido destacar, inclusive, que as partes metálicas do caixão devem ser removidas antes que ele seja submetido a altas temperaturas.

    Há também uma outra altenativa: os caixões reutilizáveis que podem ser alugados. Esses caixões possuem uma caixa interna e outra externa. Após o velório, o recipiente interno é removido e, então, segue para a cremação. Já a parte externa é devolvida para a empresa que presta o serviço de locação. 

    A cremação é aceita por todas as religiões? 

    Hoje, a maioria das religiões aceita a cremação, mas há algumas exceções, tais como: ortodoxos judeus, islâmicos, ortodoxos orientais e algumas religiões cristãs fundamentalistas.

    O corpo pode ser visto sem o embalsamamento?

    Sim, é comum que as empresas e instituições, que prestam o serviço de cremação, permitam que os membros da família vejam brevemente o falecido antes da cremação. 
     

    A família pode testemunhar a cremação? 

    Sim, em muitos casos, se permite que os membros da família estejam presentes quando o corpo é colocado na câmara de cremação. Na verdade, alguns grupos religiosos têm isso como parte de seu costume funeral.

    Uma urna pode ser levada para Igreja? 

    Quase todas as Igrejas Protestantes permitem que a urna esteja presente durante o serviço memorial. A maioria das igrejas católicas também permitem que o cremado continue presente durante a missa memorial.

    O que pode ser feito com os restos cremados? 

    Há muitas opções e as leis sobre cremação variam de estado para estado. Restos podem ser enterrado em um monte, cemitério, jardim, abrigos especiais para urnas ou mantidos em casa. 

    As pessoas escolhem cremação só para poupar dinheiro? 

    Enquanto algumas pessoas escolhem a cremação pela economia, muitos escolhem essa opção por outras razões. A simplicidade e a dignidade da cremação, as preocupações ambientais, além da cremação oferecer flexibilidade no planejamento da cerimônia, o que tem trazido à cremação sua crescente popularidade. 

    Todas as casas funerárias possuem crematório?

    A maioria das casas funerárias subcontratam este procedimento delicado para um terceiro fornecedor em outra cidade, onde a funerária tem pouco ou nenhum controle sobre os procedimentos de operação do crematório . Muitas vezes, a família incorre em despesas adicionais de transporte e tempo. Por outro lado, muitas instituições de cremação operam suas próprias instalações de cremação. 

    Como posso ter certeza que eu recebi os restos corretos?

    Todos os prestadores de cremação de renome possuem rigorosas políticas e procedimentos operacionais, a fim de maximizar o nível de serviço e minimizar a possibilidade de erro humano. Se você tiver dúvidas, fale com as instituições de cremação sobre quais os procedimentos que eles usam. 

    Quanto tempo demora a cremação?

    Isso depende do peso do indivíduo. Para um adulto de tamanho médio, a cremação pode leva de duas a três horas à temperatura de operação normal entre 400°C a 1.200°C.

    O que acontece após a cremação é finalizada? 

    Após duas horas (mais ou menos), apenas partículas inorgânicas como os óxidos de cálcio que formam os ossos resistem à onda de calor. Esses restos são colocados no "moinho", um objeto parecido com liquidificador, que tritura os ossos. Depois dessa etapa, as cinzas são guardadas em urnas e entregues à família. 

    Pode-se fazer duas cremações juntamente?

    Não. A lei não permite a cremação de mais de uma pessoa na mesma câmara. Além disso, as câmaras de cremação mais modernas não são de tamanho suficiente para acomodar mais do que um adulto. 

    A que se parecem os restos cremados?

    Restos cremados lembram areia grossa e esbranquiçada. Os restos de um adulto de tamanho médio geralmente pesam entre 1.000 e 2.000 gramas.

    Todos os restos cremados são devolvido ?

    Com a exceção de partículas minúsculas e microscópicas, que são impossíveis de remover da máquina de processamento, todos os restos cremados costumam ser entregues à família. 

    É obrigatório a compra de uma urna?

    A urna não é exigida por lei. Se uma urna não for adquirida ou fornecida pela família, os restos cremados serão devolvidos em um recipiente de plástico provisório.  


    Plano Funerário Familiar

    Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

    Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.